Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Veias e Varizes


Meninas, muitas de nós mulheres possuímos algumas veias e varizes nas pernas que incomodam muito, seja por qual motivo elas aparecem nos incomodam, doem.
Segundo o médico Dr. Drauzio Varella:
Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.
As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.
Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.





______________Tratamento______________

Varizes superficiais podem ser facilmente reconhecidas observando-se a pessoa em pé. O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. O cirurgião faz diversas incisões, retira as veias afetadas e protege a(s) perna(s) com bandagens. O procedimento cirúrgico é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar algumas semanas.
Nos casos de varizes superficiais, é possível injetar drogas para necrosar as veias a fim de que não mais conduzam sangue. Esse procedimento requer normalmente duas ou três aplicações, mas não é indicado para o tratamento de varizes maiores nem para aquelas localizadas em veias profundas.
Seja qual for o tratamento adotado, é recomendável caminhar diariamente para estimular a circulação do sangue e o crescimento de novos vasos saudáveis.


___________Recomendações_________


Varizes não costumam provocar complicações mais graves. Nos casos mais sérios, entretanto, para evitar dores, inchaço e problemas de pele, alguns cuidados devem ser tomados:
* Evite ficar de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;
* Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;
* Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;
* Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir varizes



______________Depilação______________

Cera quente aumenta os vasos e varizes?

Não, o que ocorre neste caso é que quando a pessoa fica exposta há uma temperatura de calor excessivo pode dilatar as veias. Mas, como a depilação é um processo rápido, ela não pode ser o fator principal para o seu surgimento.
Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis, já que seu surgimendo se dá pela falta de capacidade de veia de retornar o sangue.
 

Usar salto alto causa varizes?

    Não. Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado poderá
 dificultar o bombeamento do
sangue nas pernas, facilitando o surgimento do quadro de varizes. Por essa razão, é importante
alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.

Existem cremes que eliminam as varizes?

  Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. O que existem são cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.

Curtiram as dicas?

Bjs.



Um comentário:

Mirian Balta disse...

Oi amiga, otimas dicas...
e tem um selinho no meu bloguinho pra você bjs
http://blogdamirianbalta.blogspot.com.br/